Bem-estar social, garantia de cidadania e efetivação de direitos: hoje, 15 de maio, comemoramos o Dia do(a) Assistente Social, o profissional que executa estas funções essenciais em nossa sociedade. No cotidiano, o Serviço Social está em vários espaços, sempre junto da população. Em situações de crise como a que enfrentamos com a pandemia da Covid-19, a atuação ganha ainda mais destaque e necessidade.

Para explanar como profissionais de Serviço Social encaram este momento, conversamos com a coordenadora do curso na FAMETRO, Profa. MSc. Maria Auxiliadora Ferreira. De acordo com ela, a situação é desafiadora.

“A Covid-19 promoveu um cenário constituído de muitos desafios. É algo que requer profundas reflexões sobre o fazer profissional nas várias frentes de atuação consideradas como essenciais, demanda estratégias e novas formas de repensar a realização do trabalho, a partir dessa nova realidade, sempre atento às atribuições privativas e competências profissionais”, explicou a coordenadora.

A professora enfatiza que o Assistente Social está trabalhando ainda mais próximo de outros profissionais de saúde, além da proximidade com as famílias de pessoas com a doença. Um dos maiores desafios, de acordo com ela, consiste em “como efetivar os encaminhamentos para uma rede de proteção social que está funcionando parcialmente? Esses entraves vão interferir diretamente na garantia dos direitos sociais dos/as usuários/as, mais especificamente quando buscam as redes de apoio, socioassistenciais e de proteção, visto que uma grande parte desses serviços estão funcionando parcialmente ou interrompidos, agravando as condições de vida de grupos em vulnerabilidade social e impactando diretamente no trabalho do/a assistente social”.

Para refletir e debater sobre esta data tão significativa, o curso está promovendo a Semana de Serviço Social, com atividades on-line para o público. Nesta sexta-feira (15), as atividades vão de 19h às 21h30, e você pode acessar pelo link:

A programação iniciará com a Profa. MSc. Laurisana Camargo, atual presidente do CRESS 15ª Região AM. Segue com a Mesa Virtual: Os espaços sócio ocupacionais de assistentes sociais em tempos de Covid-19, com as convidadas MSc.  Margareth Silva, Assistente Social do Hemoam; Esp. Mariah Said, Assistente Social do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo; Esp. Monica Antunes, Assistente Social da UPA Enfr. Rachael de Castro Itacoatiara/Am; e a Esp. Andrea Rodrigues, Assistente Social do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. A mesa será coordenada pela Profa. Esp. Auziene Freitas Leal. Para finalizar, participantes poderão debater sobre os assuntos abordados.

19h ABERTURA

Profa. MSc Laurisana Maria Branco Camargo

Presidente da Chapa Eleita “Reconhecer a História para Garantir o Futuro” para o CRESS 15ª Região AM, triênio 2020-2023

19h20 – MESA VIRTUAL: Os espaços sócios ocupacionais de assistentes sociais em Tempos de Covid 19