19-05-academico-de-direito-story.jpg

No dia 19 de maio é comemorado o Dia do Estudante de Direito, com o intuito de homenagear aqueles que se preparam para lutar pela justiça. Para falar sobre a data, conversamos com três alunos de Direito, que contaram sobre seus sonhos na profissão, quais seus planos, como manter o foco e o aprendizado estudando na FAMETRO.

Acadêmica do primeiro período, Camila Kanzler, disse escolher direito por ser uma área promissora, que possui mais afinidade, dando um leque de oportunidades em vários seguimentos. “O direito disciplina os comportamentos dos indivíduos, estabelecendo assim uma ordem na sociedade. Ordens estas necessárias para estabelecer a boa convivência social”, afirmou a estudante.

Ela ainda acredita que quando voltarmos à normalidade, muitas coisas irão mudar, observando o mundo e a sociedade com outros olhos, vivendo de maneira mais leve e focando no que realmente é importante.

A acadêmica do 9º período de Direito, Nazira Bacry, disse estar satisfeita com o excelente corpo docente do Centro Universitário, sua infraestrutura que permite um conforto maior aos alunos e com a própria instituição, que ajudou em sua escolha da futura profissão. “A FAMETRO me deu a oportunidade de estagiar no jurídico da instituição, me ajudando a escolher uma área de preferência, que é a trabalhista. Me vejo ajudando estas pessoas, ou seja, representando elas nas situações nas quais o advogado é indispensável”, declarou.

Ela explicou ainda sobre como o estudante enxerga de fora os impactos que irão surgir na profissão. “A pandemia traz consigo muitos problemas, e com seu término surgirá a necessidade de solucioná-los. Certamente o mercado de trabalho contará com ótimas oportunidades de atuação para o acadêmico após sua formação. O cenário desde já apresenta mudanças em várias áreas do Direito, essas demandas por causa da pandemia continuarão por algum tempo após seu fim”, explicou Nazira.

O aluno Victor Maia, também do 9º período, afirmou que a profissão envolve toda a sociedade. É de fundamental importância para que o cidadão conheça seus direitos e deveres, podendo abranger o âmbito constitucional, tributário, civil e diversos outros.

Victor contou que sonha em se especializar em Direito Tributário e futuramente se tornar um mestre, passando o conhecimento adquirido para outros estudantes do curso, tendo admiração pela docência. Além disso, parabenizou a IES pela solução dada às aulas neste momento, não deixando os estudantes desamparados. “A FAMETRO está de parabéns.  Principalmente nesse tempo de pandemia, pois mesmo com tudo ocorrendo, disponibilizou as aulas e, além disso, não deixou que as avaliações fossem canceladas, criando uma plataforma no Portal para que realizássemos nossas avaliações”, avaliou o estudante.