Decoração alegre, comidas gostosas e música animada. O mês de junho é uma das épocas mais divertidas do ano e, mesmo com os tradicionais arraiais ainda suspensos por causa da pandemia, é possível organizar uma festinha em família, com as delícias típicas do período. Para ajudar a entrar no clima, a coordenadora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Fametro, Márcia Regina Martins, dá dicas de pratos e de como montar uma mesa decorada com a temática.

Ela explica que a decoração de festa junina pode ser feita com itens simples e fáceis de encontrar em casa, como tecido, pedaços de madeira, palha, jornais e flores. “O importante é soltar a imaginação e preparar uma bela mesa para reunir a família. Durante o isolamento social, as famílias têm resgatado o hábito de realizar as refeições juntos e nada melhor do que aproveitar as festas juninas para comemorar e confraternizar”, disse.

Uma dica é usar pedaços de tecido com estampas de flores e xadrez, como toalha de mesa, guardanapos, passadeira, ou para compor um painel na parede e fazer bandeirinhas. Também com os retalhos é possível criar detalhes para enfeitar jarras e garrafas de vidro. “Dobrando o tecido em formato de bandeirinha, a mesa ganha um charme todo especial”, destacou.

Outra dica é usar chapéu de palha ou cestos, para compor o cenário e para servir algumas comidas como pamonha. Pipocas coladas em uma base redonda de isopor ou duas camadas de cartolina servem como sousplat. Pedaços de madeira, flores e plantas como cactos são ótima opção também para decorar.

Pratos – Com a decoração pronta é hora de pensar no cardápio da festa. A sugestão é apostar nas comidas típicas, como banana frita, bolo de milho, de tapioca, macaxeira, pirarucu de casaca, vatapá, mingau de mungunzá e de banana. Para ajudar quem está escolhendo os pratos que vai servir, Márcia Regina sugere a receita de bolo de tapioca. Confira como fazer:

BOLO DE TAPIOCA SIMPLES

Ingredientes:
750ml de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
400g de tapioca granulada
200ml de leite de coco
1 caixinha de leite condensado
100g de coco ralado
1 colher (sopa) de essência de baunilha (opcional)

Modo de Preparo:
Em uma panela, esquente bem o leite até quase ferver.
Numa tigela grande, junte a tapioca granulada e o açúcar.
Adicione o leite quente aos poucos e vá mexendo.
Deixe descansar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Em seguida adicione o coco ralado, o leite de coco, o leite condensado e a essência de baunilha.
Misture tudo muito bem e despeje numa forma untada com margarina.
Cubra com um plástico filme e leve para geladeira por 4 horas ou até que fique bem durinho.

Dica: Para decorar, regue com leite condensado e salpique coco ralado.