PAPEERI

O PROGRAMA DE ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL INSTITUCIONAL – PAPEERI tem como objetivo Promover a articulação entre o Ensino, Pesquisa e Extensão como instrumento potencializador na formação dos discentes, assim como práticas metodológicas na perspectiva da interatividade, por meio do desenvolvimento de projetos que contemplem atividades nas dimensões: Ensino, Pesquisa e Extensão e Responsabilidade Social Institucional.

Os projetos desenvolvidos no PAPEERI contemplam o que estabelece o artigo 207 da Constituição Brasileira de 1988 que dispõe: “as universidades […] obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, e o CEUNI FAMETRO vai além, assumindo o Compromisso Social na busca de solução dos problemas mais urgentes de comunidades carentes, nas quais os alunos desenvolvem atividades.

Os projetos relacionam os conteúdos das unidades curriculares que os discentes estão cursando no período, com as atividades desenvolvidas para atender necessidades dos comunitários, amparadas pela pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica. O processo de aprendizagem dos discentes é aprofundado porque podem experimentar na prática, o que aprendem em teoria na sala de aula. O benefício prestado às comunidades representa Atividade Extensionista, com base na interdisciplinaridade, cumprindo a Responsabilidade Social.

As atividades do PAPEERI São desenvolvidas transversalmente em todos os períodos de todos os cursos e devem ter os seguintes princípios:

Indissociabilidade entre as Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Caráter Interdisciplinar das Ações Extensionistas, incluindo a Educação Ambiental, Questões Étnico raciais com base nos Direitos Humanos.

Reconhecimento dos Saberes Tradicionais e da Grande Relevância das suas Interações com o Saber Acadêmico.

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS
Grupo de Pesquisa 1: Educação e Desafios amazônicos

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA SAÚDE
Grupo de Pesquisa 2: Saúde, Qualidade de Vida e Desafios amazônicos.

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Grupo de Pesquisa 3: Gestão, Empreendedorismo e Direito na Amazônia

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS EXATAS
Grupo de Pesquisa 4: Inovação e Sustentabilidade na Amazônia.